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O que esperar enquanto se está esperando?

         Metade de todas as mulheres grávidas irão sofrer algum grau de dor nas costas. A dor nas costas ou lombalgia se desenvolve devido a duas razões. A primeira é simplesmente o sobrepeso causado pela gravidez. A segunda provavelmente é que este peso extra é carregado na frente do corpo, alterando o centro de gravidade para frente e gerando mais distração nos músculos da coluna lombar. Estes músculos talvez tenham que trabalhar mais para sustentar este novo equilíbrio.

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Como minimizar o desconforto?

        

  1. Mantenha-se firme com seu programa de exercícios. Descubra com o seu médico quais os exercícios de fortalecimento lombar e abdominal são seguros para você, e por quanto tempo você pode seu programa regular de exercícios. Natação é uma maneira excelente de se manter em forma e aliviar o estresse das suas costas devido ao peso extra da gravidez.
  2. Levantando peso – Se você tem que pegar alguma coisa do chão, ajoelhe-se em um joelho com o outro pé plano em relação ao solo, o mais próximo possível do objeto que você irá levantar. Levante suas pernas, não sua coluna, mantendo o objeto próximo do seu corpo o tempo todo. Tenha cuidado pois é mais fácil perder o equilíbrio quando você está grávida. Sempre que possível, peça ajuda para levantar objetos.
  3. Carregando peso – Dois objetos pequenos (um em cada mão) pode ser mais fácil de carregar do que apenas um grande. Se você tem que carregar um objeto grande, mantenha-o próximo do seu corpo.
  4. Dormir – Dormir de barriga para cima coloca cerca de 25kg de pressão sobre a suas costas. Colocar um travesseiro embaixo dos joelhos diminui esta pressão pela metade. Deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos também diminui a pressão.

 

Como lidar com a dor lombar resultante da gravidez?

         Felizmente, a maioria das lombalgias relacionadas com a gravidez é auto-limitante e se resolvem. Na maioria dos casos, a medicação não é uma boa opção. Não utilize medicação durante a gravidez sem a permissão do seu médico. Algumas opções de tratamento incluem o aprendizado de exercícios para sustentação da musculatura das costas e da pelve, e uso de vestimentas que dão apoio para certas causas de lombalgia na gravidez. Tratamento local com bolsas de calor e frio também ajudam. Se a dor persistir apesar destas medidas, ou se você desenvolver irradiação da dor, como ciatalgia, formigamento, parestesia ou enfraquecimento das pernas, você deve consultar um médico especialista em coluna com familiaridade com problemas relacionados à gravidez. Ele irá auxiliar no diagnóstico e tratamento do seu problema específico.

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